Médicos sem Fronteiras!

Médicos sem Fronteiras!
Médicos sem Fronteiras! Doe 30 reais por mês...

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Morro Botucaraí! Futuro incerto

 Futuro incerto do morro isolado mais alto do estado!

Recuperando o deslizamento de 2009.






Falar sobre o Botucaraí não é fácil, durante toda minha infância eu vi o “santo cerro” como um lugar de romaria na sexta feira santa, onde um grande número de fiéis sobe até o topo ou vão até a santa fonte para pagarem promessas ou agradecer por alguma graça alcançada; mas também tem aqueles que vão somente para comercializar seus produtos.





 Já de alguns anos para cá, tornou-se mais local de comercio do que de fé,saindo totalmente de seu propósito; os bebedores de vinho e de cerveja se divertem principalmente a tarde!
Para muitos o único propósito do Botucaraí é este, um propósito chocho; acho que é um modo de esconder o morro isolado mais alto do estado. Não serei eu, não será você! Que sozinho mudará isso; somente com ajuda de entidades de pesquisas, grupo legalmente constituídos ou universidades que poderão evidenciar através de  estudos,  a verdadeira importância do Morro Botucaraí para o futuro de tudo que ali está; que é uma importância cultural,paleontológica e arqueológica, nem se discute.















A questão ecológica onde sua fauna e flora evidenciam características únicas pelo seu isolamento e sua localização. Também sua latitude e a localização no extremo sul da mata atlântica recentemente levantaram interesse de alunos de uma universidade aqui da região, onde em 2014 iniciarão estudos de flora, fomos contatados para dar algum suporte, onde prontamente o Gaaia se colocou a disposição.

Foi uma excelente noticia, pode ser ai o pontapé inicial para o Parque ecológico do Morro Botucaraí, onde teremos mais estudos, levantamentos de flora e fauna que é essencial para criação de um parque, estação ecológica ou até mesmo refugio da vida silvestre.

Todas estas pincelada de idéias do que penso para o Botucaraí, não traduz a metades das possibilidades de crescimento no turismo aqui em nosso município; se criassem este parque, seriam trilhas de observação de aves ao redor do morro, local para Camping, museu de ciências naturais, guias, guarda-parque enfim, difícil é fazer o projeto por que recurso o governo federal dispõem.



 O Gaaia foi criado para alertarmos e fazermos algo de concreto em problemas como os deslizamentos, a santa fonte com água contaminada, o lixo que ficava nas trilhas depois de uma romaria e agora em 2014 o objetivo é o quanto antes fazer a manutenção da trilha principal.


Quem quiser ajudar com retalhos de madeiras, tabuas ou como voluntário mande um email para grupogaaia@gmail.com que responderemos informando a data;  será antes do dia 18 de abril, dia da romaria. A revitalização da trilha principal é urgente devido o perigo de pedras soltas, a possibilidade de acidente dobra do modo em que a trilha se encontra.








Marcelo Coimbra da Silva, Coordenador do Grupo de Apoio, Ações e Idéias Ambientais desde o dia 09 de Setembro de 2009.

Um comentário: