Gaturamo-bandeira no Botucaraí.
O gaturamo-bandeira é uma ave passeriforme da família fringillidae. Esta ave é conhecida por possuir as cores da bandeira brasileira, o que lhe valeu o apelido de bandeirinha. Seu canto é fraco, vocaliza constantemente e possui um canto curto e repetitivo.
Há alguns anos estamos observando mais raramente ao redor do Morro Botucaraí; seu desaparecimento já é notado por observadores aqui da região; podemos ver em algumas fotos e o vídeo, como o casal se comporta na obtenção de materiais para a construção do ninho. Veja que a fêmea é a que trabalha mais, mas o macho sempre há acompanha de perto; veja no vídeo que ela tenta desprender os liquens da arvores para a construção do ninho.
Como a Saíra Sete Cores, é muito colorido, apresentando as cores da bandeira do Brasil, embora seu canto não possua nenhum atrativo. É conhecido também por Bandeirinha. Se alimenta de frutinhas da mata. O ninho é redondo, ficando escondido dentro de penachos de coqueiros ou de bromélias onde em média põe de 2 a 3 ovos que são chocados por 17 dias.
No norte este passarinho é muito perseguido pelos índios, que usam suas penas como enfeite, e também pelos passarinheiros, que o colocam em gaiolas só pelo colorido.
Características:
Mede cerca de 10 centimetros e pesa 13 gramas. Os machos de tais aves têm as cabeças, gargantas e pescoço verdes, dorso, boa parte das asas e uropígio azuis, ventre amarelo dourado, enquanto as fêmeas diferem pela barriga esverdeada, uma mancha azul triangular somente na nuca, asas totalmente verdes.
gaturamo-bandeira macho.
Características de alimentação!
Frutinhas da mata, pequenas larvas, folhas e também néctar. Aprecia a erva-de-passarinho, planta frequente nas cidades.
Hábitos
Seu canto é fraco, vocaliza constantemente e possui um canto repetitivo.
Casal de gaturamo-bandeira
Ocorre da Bahia e Minas ao Rio Grande do Sul e Paraguai. E filmado 19 de agosto de 2012 no Morro Botucaraí em Candelária-RS,futuro Parque do Morro Botucaraí.
Marcelo Coimbra da Silva/Coordenador do Grupo deApoio, Ações e Idéias Ambientais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário