Médicos sem Fronteiras!

Médicos sem Fronteiras!
Médicos sem Fronteiras! Doe 30 reais por mês...

sábado, 30 de março de 2013

Botucaraí e o recolhimento em 2013.


História do Morro do Botucaraí!






   






 É considerado um dos morros isolado mais altos do Estado, com uma altitude de 569,63m em relação ao nível do mar. Sua história é muito bela e repleta de componentes místicos e de lendas. Desde épocas imemoráveis, era adorado pelos indígenas que em torno dele viviam.Os tupi-guaranis chamavam-no ybyty-caray, que, na sua linguagem, queria dizer Monte Santo. No fim da primeira metade do século anterior ao passado, viveu no local um eremita de nacionalidade italiana e de nome João Maria de Agostini. O monge ganhou fama de curar os enfermos, usando a força de sua fé, as virtudes milagrosas da flora existente no Botucaraí e da água que brota cristalina e pura na base do cerro. Marcas profundas foram deixadas na alma da gente simples que habitava a região, tanto que, até hoje, em cada Sexta-feira Santa, multidões buscam o morro para pagar suas promessas, subindo ao seu cume e bebendo água da fonte "santa".
(fonte-site da Prefeitura de Candelária).


Impressionante é o rastro que a maioria das pessoas deixam após a romaria, o lixo que é deixado pelo chão sem consideração com a fé alheia e até a sua  própria; quem terá sua preces atendidas, fazendo tal ato, não julgo mas penso como será a casa de quem joga ou não se preocupa com seu próprio lixo ,turistas que hoje sábado dia 30 de março de 2013 viram e criticaram com muita razão o  lixo espalhado por todo lado,lixo jogado ao lado de  lixeiras.













O que leva uma pessoa jogar o lixo no chão ao lado de uma lixeira?
                     
Acham que não tem nenhuma importância ou não tem consciência do que esta fazendo?

Sugeriram cobrar dos comerciantes que adquiriram um espaço no Botucaraí, através dos alvarás seria cobrado dos comerciantes, ao menos deixar o se local limpo, seria  50% do lixo à menos para ser recolhido.Justamente no sábado e domingo depois da sexta feira santa,os turistas vem ao Botucaraí trazendo sua família, sabendo que o movimento é menor e pode subir com mais tranqüilidade e concentrado em sua fé, mas se deparam com este deposito a céu aberto.



Culpados

Não tem ninguém, como vamos pegar a pessoa pelo braço e obriga - lá a jogar o lixo no lixo, até no meu trabalho vejo a falta de educação da população, jogam tocos de cigarro e todo tipo de lixo na rampa e na calçada do estabelecimento.


O resultado do recolhimento




No dia de hoje, fiz o recolhimento das 13 lixeiras da trilha onde o resultado foi bom, fazendo um comparativo dos últimos quatro anos sendo que em 2009 só recolhemos o lixo sem colocar lixeiras, este ano foi o ano que menos lixo foi recolhido entorno de 20 kg, este ano de 2013 também pouco passou de 20kg, isso nos deixa muito satisfeito em evitar que fique todo este lixo na mata.

 Peso desculpas aos turistas que vieram a Candelária e ao Morro Botucaraí e se depararam com este cenário desanimador, mas que não deixem de vir ao Botucaraí, isso logo terá que ter uma solução.













Marcelo/Grupo Gaaia


Nenhum comentário:

Postar um comentário