Médicos sem Fronteiras!

Médicos sem Fronteiras!
Médicos sem Fronteiras! Doe 30 reais por mês...

Canal do Gaaia no youtube!

Loading...

quarta-feira, 21 de março de 2012

Cascata da Ferradura em Candelária-RS /Grupo Gaaia.English at the end.

                                   Cascata da Ferradura em Candelária-RS


Translation into English by the end of the text, for the North American friends.



“Estou preocupado com a degradação das matas na região serrana de Candelária, assim nesta rapidez de desmatamento, as cascatas e arroios logo desaparecerão, como já acontece com boa parte da fauna”.Marcelo

 
 e agora quem poderá fazer algo contra isso?


A Mata ciliar sendo cortada criminalmente!
 

A Mata ciliar.




Mata ciliar, é a mata que fica ao redor de um manancial, arroio, rio, protegendo-o contra: erosões e inundações, além de não deixar que o rio sofra terraceamento, pois não deixa que a terra que se localiza acima do rio, caia nele.
Mata ciliar, vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola é a designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de "cílio" que protege os cursos de água do assoreamento. Elas estão sujeitas a inundações frequentes.

Qualquer que seja o tipo de atividade ou empreendimento urbano e rural sempre acarreta modificações ambientais. Podendo ser de caráter irreversível ou temporário.
A extração de areia nos rios, o gado tendo acesso a uma nascente ou arroio, provoca graves danos como a Turbidez da água, assoreamento e em alguns casos, até mesmo o desvio de um rio, a diminuição do volume de água e o secamento de nascentes.

A exploração de areia nas margens dos rios passa, a médio prazo, a provocar inundações, águas paradas e todas as suas conseqüências, como proliferação de insetos e doenças; como já é visível nos rios da região central do Estado do Rio Grande do Sul.

Dentre os impactos causados pela criação de animais dentro de sangas, arroios e nascentes, enumeram-se os seguintes:





• Alteração na qualidade da água, com o pisoteio excessivo; outro fator é a construção de pocilgas (chiqueiros)na beira recursos hídricos, uma vez que a grande maioria dos depósitos de esgoto na zona rural são os arroios,onde nunca são fiscalizados.
• Supressão de vegetação - Provocada, também, pela operação dos equipamentos, pela disposição do material extraído e dos rejeitos e pela circulação de veículos. É porem, reversível se houver manejo adequado da vegetação existente no local.
• Modificações na mata nativa e do solo - A atividade extrativa de madeira acarreta mudanças nas características do solo, diminuindo o seu grau de compactação, aumento de exposição ao sol e mudanças na ordem pluviométrica, acarreta o assoreamento também aumentando a Turbidez da água.

• Turbidez das águas. Turbidez é definida como sendo a resistência que a água oferece à passagem de luz, que é causada por sólidos em suspensão finamente divididos na água.

A Turbidez, que é apontada como sendo um dos mais graves danos, que além de entupir a guelra dos peixes escurece a água, não permitindo a passagem de luz solar debilitando a vida aquática e acarretar custos adicionais no tratamento de águas de abastecimento.
Por isso fiquei preocupado com o aumento da Turbidez da água do arroio Roncador onde situa a Cascata da Ferradura, nos últimos anos.




• Interferência sobre a fauna. - A remoção de vegetação, a modificação na estrutura do solo, o aumento ou a introdução de arvores exóticas, a circulação de caçadores, entre outros fatores, provocam a evasão ou alteração no hábito da fauna no entorno de arroios. Um fato observável, quando a observação de fauna ocorre em zonas pouco povoadas é visível o aumento de animais, por isso deve ser criado refúgios como RPPNS em cada localidade que assegure a sobrevivência desta fauna ameaçada.


• Contaminação pôr óleos e graxas. – Acontece tanto na zona rural quanto na urbana quando o equipamento é manuseado de maneira inadequada, ainda por falta de manutenção do equipamento, a existência de vazamentos e a falta de medidas preventiva afim que não haja lançamentos de resíduos nos leitos dos cursos d’água. Esse tipo de contaminação como os agrotóxicos das lavouras e o esgoto jogado direto a arroios, rios trazem sérios danos ambientais ao ecossistema, como exemplo mais claro tem-se o desaparecimento e mortandade de peixes.

• Alterações no tráfego de animais agora. - Indubitavelmente havendo um decréscimo no fluxo do trafico agora, só assim teremos a certeza que só remediaremos o problema das extinções que acontecem aqui no sul e em todo o Brasil,caminhamos na mata aqui na cascata da ferradura em Candelária por 2 km e não vimos uma ave se quer, lembro que à 15 anos atrás isso era bem diferente, víamos dezenas de espécies em poucos metros.
• Geração de conflitos de uso dos recursos minerais. - O solo, a água e o ar têm seus diversos usos definidos de acordo com os hábitos locais. Deve haver uma busca constante de compatibilização dos usos dos mesmos com as atividades extrativas de areia, mata nativa, mata exótica. Etc..
• Alterações no nível do lençol freático. - O processo de extração de madeira nativa afeta indireta e diretamente que atingem o nível do lençol freático podendo acarretar a “subsidência do terreno” - acomodação de terra em leitos de arroios, rios colocando em risco, construções próximas ao local; com a inativação de poços de captação de água no entrono de local de extração de madeira, onde a água das chuvas não mais infiltram diretamente para o lençol freático, e sim só escoam superficialmente e pior levando boa parte do solo junto.




.A seguir são citadas medidas consideradas preponderantes para a vialibilizaçaão de empreendimentos extrativos dentro de uma ótica de sustentabilidade ambiental.


Criação e proteção de áreas de preservação permanente


Quando ocorrer a degradação de áreas desse tipo, deve-se definir um projeto de recuperação vegetal, dando preferências as espécies nativas. O que pode de certa forma estimular também a recuperação da fauna do local.
Para que ocorra a recuperação vegetal, por conseguinte a recuperação da fauna recomenda-se a instalação de um viveiro de mudas, de preferências nativas, que serão usadas na revisitação de taludes e da área degradada pela atividade.


Manejo da Fauna

A captura, o trato e a reintrodução de espécimes da fauna local permitem uma reabilitação mais rápida da área degradada.

Os resíduos sólidos inerentes às atividades humanas e embalagens de óleos, graxas e outros, serão encaminhados ao serviço municipal ou comercializados para serem reciclados, ou ainda enterrados em local que não possam contaminar o solo e lençol freático. Nunca jogados diretamente no solo ou no curso d’água.



Marcelo Coimbra da Silva/Grupo Gaaia

Cascade Horseshoe because it is a horseshoe shape of the wall where the water falls!



Cascade Horseshoe in Candelaria-RS

"I'm worried about the degradation of forests in the mountainous region of Candelaria, and this rapid deforestation, waterfalls and streams soon disappear, as happens with most of the fauna." Marcelo

Oh, oh, oh, now who can save me?

I!

The riparian forest.
M ciliary minutes, is the forest that surrounds a spring, stream, river, protecting it against: erosion and floods, and not let the river terracing suffer because they do not let the land that is located above the river , get it.
Riparian forest, riparian vegetation, riparian vegetation or riparian vegetation is the name given to the vegetation that grows along rivers and springs. The term refers to the fact that it can be taken as a kind of "cilia" that protects waterways from siltation. They are subject to frequent flooding.
Whatever the type of activity or undertaking urban and rural environmental change always entails. May be temporary or irreversible.

The extraction of sand in the rivers, the cattle having access to a spring or stream, causing serious damage as the water turbidity, siltation, and in some cases even the diversion of a river, reducing the volume of water and the drying up of springs .


The extraction of sand on the banks of the rivers is in the medium term, causing flooding, standing water and all its consequences, such as proliferation of insects and diseases, as is already visible in the rivers of the central region of Rio Grande do Sul

Among the impacts of livestock within sanghas, streams and springs, listed the following:

• Changes in water quality, with excessive trampling, another factor is the construction of pens (pens) on the border water resources, since the vast majority of deposits of sewage in rural areas are the streams, which are never inspected.


• Removal of vegetation - Caused also by the operation of the equipment, the provision of the extracted material and waste and the movement of vehicles. It is however, reversible if proper management of existing vegetation on site.


• Changes in native vegetation and soil - The wood extractive activity causes changes in soil characteristics, reducing the degree of compaction, increased exposure to sunlight and rainfall changes in the order, leads to siltation also increasing the turbidity of the water.

• Turbidity of water. Turbidity is defined as the resistance which provides water to the passage of light, which is caused by finely divided solids in suspension in water.

The turbidity that is singled out as one of the most serious damage, which clog the gills of fish darkens the water, not allowing the passage of sunlight weakening aquatic life and cause additional costs to treat drinking water.
So I was concerned about the increase in turbidity of the water where the brook Roncador situated Horseshoe Cascade, in recent years



• Interference on the fauna. - The removal of vegetation, changes in soil structure, increase or the introduction of exotic trees, the movement of hunters, among other factors, lead to the avoidance or change in the habits of the fauna in the vicinity of streams. An observable fact, when observing wildlife occurs in sparsely populated areas is visible increase of animals, so it must be created as refuges RPPNS in each locality to ensure the survival of this threatened species.




• Contamination putting oils and greases. - It happens in both rural and urban areas when the equipment is handled improperly, yet due to lack of maintenance of equipment for leaks and lack of preventive measures in order that no releases of waste in the beds of watercourses. This type of contamination such as pesticides from farms and sewage thrown directly to streams, rivers bring serious environmental damage to the ecosystem, as clearest example is the disappearance and death of fish.



• Changes in traffic of animals now. - Undoubtedly there is a decrease in the flow of traffic now, just so we are sure that only remediaremos the problem of extinctions that happen here in the South and in Brazil, we walk in the woods here in the cascade of the horseshoe in Candelaria for 2 miles and not seen whether a bird, remember that 15 years ago it was quite different, we saw dozens of species within a few meters.


• Generation of conflicts of use of mineral resources. - Soil, water and air have their various uses defined in accordance with local customs. There must be a constant search for compatible uses of the same with the sand extraction activities, native forest, exotic forest. Etc..


• Changes in groundwater level. - The process of logging native affects directly and indirectly affecting the groundwater level may result in the "land subsidence" - the arrangement of land in beds of streams, rivers, endangering, buildings near the site, with the inactivation of water abstraction wells in entrono site logging, where rainwater does not infiltrate more directly to the water table, but only superficially and worst drain leading much of the soil together.
.





The measures listed below are considered overweight for vialibilizaçaão extractive ventures within a perspective of environmental sustainability.


Creation and protection of areas of permanent preservation

When there is degradation of such areas, you must define a project for recovering vegetation, giving preference to native species. What can also somehow stimulate the recovery of fauna of the place.


In order to have the recovery plant, therefore the recovery of the fauna is recommended to install a plant nursery, native preferences, which will be used in revisiting the area slopes and degraded by the activity.


Management of Fauna

The capture, treat and reintroduction of species of local fauna allow a more rapid rehabilitation of degraded areas.


Proper disposal of waste


Solid waste is inherent to human activities and packaging of oils, greases and other, will be forwarded to the municipal service or sold to be recycled or buried in a place that can not contaminate soil and groundwater. Never played directly in the soil or water course.
Marcelo da Silva Coimbra Group / Gaaia