Médicos sem Fronteiras!

Médicos sem Fronteiras!
Médicos sem Fronteiras! Doe 30 reais por mês...

domingo, 17 de julho de 2011

Um novo deslizamento no Morro Botucaraí em Candelária - RS.

2º deslizamento dia 20 de abril de 2011


Um novo deslizamento no Morro Botucaraí em Candelária - RS.
2º deslizamento dia 20 de abril de 2011



Mas como falávamos, o esperado aconteceu; com o incêndio de 91 onde queimaram todas as arvores de grande porte, que seriam elas as únicas a sustentarem toda esta terra em cima da rocha, juntando com uma grande quantidade que chuva em 2009, foi um dos motivos que causou o deslizamento.


Agora no dia 20 de abril de 2011, na semana Santa, aconteceu outro deslizamento de proporções menores, este com uma extensão de 50 metros por 10 metros de largura, foi bem ao lado superior a direita do primeiro no dia 15 de agosto de 2009.


Justamente na semana mais importante para o Morro Botucaraí, onde fiéis e turistas vêem até o Botucaraí para pagarem alguma promessa, ou simplesmente só subi-lo como forma de realização pessoal.


Aconteceu na noite do dia 20 de abril, o grupo estava no morro no dia do deslizamento; mas até as 19h00minh não percebemos nada, para nossa surpresa no dia 21 por volta 11h00min retornamos ao Botucaraí para colocarmos as lixeiras na trilha, percebemos que tinha terra exposta no local onde sempre visualizamos o deslizamento de cima topo.


Deixamos passar alguns dias para a terra se estabilizar, tendo em vista que o local e de difícil acesso, só podendo fazer qualquer tipo de ação com cordas; mas também tendo o maior cuidado para não danificar, pisotear ou deixar alguma coisa (lixo) para traz como fazem na trilha. Só aí fomos fotografar e ver a dimensão do novo deslizamento.








         

escalando de volta me surpreendi com esta pedra visivelmente exposta pela a água da chuva, sabendo ser um achado importante para reforçar a mobilização em preservar uma área maior no entorno do Botucaraí; como dizia: segundo Rodrigues existe um importante sitio arqueológico no entorno do Morro Botucaraí. 


Continua a preocupação! Poderá acontecer outro deslizamento de terra naquela área, ficamos sempre atentos a qualquer movimento de terra suspeito, já conversamos sobre os riscos. Também queríamos dizer que vamos até aquela área só por necessidade, não vamos por diversão; pessoas tentam chegar até lá e pelo caminho infelizmente deixam latas de cerveja, refrigerante, sacolas, etc. O Grupo retornando cansados não consegue deixar de recolher; ainda há muito à recolher!

Sobre aquela história de que se for jogado algum objeto pelo mirante o vento traz de volta; onde até tem vídeos no yuotube. Isso só serviu para formar um grande depósito de lixo abaixo do mirante, toda a vez que passamos por lá, lamentamos! Mas recolhemos o que podemos carregar, mas ainda tem muito! 


Ensine a seus filhos e amigos que jogar qualquer coisa pelo mirante é errado, que isso só serve para formar um grande depósito de lixo abaixo do mirante, e que não é trabalhoso trazer o seu lixo de volta para casa tendo em vista ainda não ter lixeiras fixas no Botucaraí.



 Candelária, 16 de Julho de 2011.

Marcelo, Mateus, Matias, Fernando e Douglas; faziam parte do Gaaia nesta data! 
































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário