Médicos sem Fronteiras!

Médicos sem Fronteiras!
Médicos sem Fronteiras! Doe 30 reais por mês...

sábado, 11 de junho de 2011

Parque Municipal do Morro Botucaraí;parece que ouviram nossa prece.




 
Uma das primeiras fotos do Gaaia no Botucaraí.


 Voltando então para as poderosas forças sociais que causam a interação insustentável entre os modernos sistemas” agricolasociais” e ecossistemas. A fonte básica de recursos humanos insustentável contra o ecossistema, hoje, nós somos a  expansão humana, juntamente com uma economia em expansão que faz exigências excessivas sob o ecossistemas. O capítulo de nossa década vai descrever como modernas instituições econômicas vão motivar os indivíduos a utilizar recursos do ecossistema, de modo que serão insustentáveis no final desta década. Você  irá decidir o papel da urbanização, que corrói a 
biodiversidade e a adaptação do ecossistema! Também aqui a  população urbanas se tornaram alienado de seu sistema de fiscalização ambiental local. A ascensão e queda das civilizações passadas fornece  indícios sobre  a exploração comercial agressiva dos recursos naturais, isso pode levar a ilusões sobre a intensidade do uso de recursos e o tempo que ele leva para  resistir,  isso acaba com  o princípio da precaução como uma forma prudente para garantir o uso sustentável dos recursos em fase de conhecimento incompleto sobre o quanto os ecossistemas esgotados  pode  nos sustentar.

Este desequilíbrio biológico, resultante de atividades humanas desordenadas, causa perturbações, a curto, médio e longo prazo, nos ecossistemas naturais, mas logo se revertem estas perturbações ao próprio homem, uma vez que ele vive e depende do meio ambiente para continuar a sobreviver. Sem água potável, sem ar respirável, sem florestas, sem fauna e flora em equilíbrio, a qualidade de vida de o próprio homem encontrar-se ameaçada. Há muitos indícios de que as mesmas espécies marinhas e terrestres, que hoje estão se extinguindo, estão levando consigo substâncias presentes em seus corpos, que poderiam ser a solução de muitas doenças, o que já acontece com as espécies de plantas e animais.


Animais extintos não mais voltam a vida, até parece que é reversível a extinção de uma espécie animal ou vegetal. Falando de necessidades de espaço para plantações, temos que criar refúgios para a fauna, e espaço para a flora, uma vez lavoura não volta mais a ser mata, pelo menos não aquela mata, com uma biodiversidade, que equilibra todo o ecossistema. Um dos objetivos do Gaaia desde 2007(foto) sempre foi à criação de um Parque para proteger toda está fauna tão ameaçada e com pouco espaço para conseguir sobreviver com a pressão humana empurrando cada vez mais contra as encostas do Botucaraí.






A fauna da Floresta Atlântica representa uma das mais ricas em diversidade de espécies e está entre as cinco regiões do mundo que possuem o maior número de espécies endêmicas. Está intimamente relacionada com a vegetação, tendo uma grande importância na polinização de flores, e dispersão de frutos e sementes; como citamos em uma das primeiras 
reportagens da folha onde ligamos o deslizamento com o” incêndio que aconteceu no ano de 1991 no Botucaraí.



                                           .




A relação entre animais e plantas da Mata Atlântica é bastante harmônica. O fornecimento de alimento ao animal em troca do auxílio na perpetuação de uma espécie vegetal, é bastante comum. As plantas com flores e seus polinizadores foram adaptando hábitos e necessidades ao longo de milhões de anos de convívio. Flores grandes e coloridas atraem muitos beija-flores, as perfumadas atraem as mariposas e algumas flores, para atrair moscas, exalam um perfume semelhante ao de podridão. Acredita-se que três a cada quatro espécies vegetais da Mata Atlântica, sejam dispersas por animais, principalmente por aves e mamíferos, que se alimentam de frutos e defecam as sementes ou as eliminam antes da ingestão. Pássaros frutívoros possuem grande percepção visual e se alimentam de sementes muitas vezes bem pequenas. Animais aproveitam os frutos caídos no chão e mamífero como os macacos, acabam proporcionando a dispersão em grandes áreas. Já no Botucaraí um pequeno bando primatas consegue a sobreviver em uma pequena área onde o parque viria bem a calhar, aumentando sua área em seu entorno seria uma das alternativas para a não extinção deste bando de primatas; a outra seria reforçar as frutíferas nativas como no projeto “Reutilizar para preservar” do Grupo Gaaia.



http://www.youtube.com/watch?v=WQFf11APEL4&feature=related

Aqui no Botucaraí faz alguns anos que falamos na grande diversidade de animais que habitam seu entorno,podemos verificar os vídeos que temos no yuotube de 2009 e 2010, que facilmente percebe-se a grande quantidade de aves que se escutam cantando no fundo das gravações, vídeos com:

“O som da trilha do Botucaraí.” e o “Deslizamento do Botucaraí Candelária - RS”




No final a fauna é a que mais sofreram com os vastos desmatamentos e a caça, verificando-se o desaparecimento total de algumas espécies em certos locais, por isso nós tendo aqui grande quantidade de roedores e quirópteros (morcegos),aves,primatas,repteis anfíbios etc. Agradeço à Deus a iniciativa de preservarem realmente este pedaço do Rio Grande tão importante para nós Candelarienses e Gaúchos,só espero que não fique no papel,como uma forma de ter como sair de certas indagações que a sociedade começará a fazer,pela a não preservação de certos biomas tão importante como é o da Mata atlântica;o Botucaraí!


Aves


A Mata Atlântica apresenta uma das mais elevadas riquezas de aves do planeta, com 1020 espécies. É um importante centro de endemismo, com 188 espécies endêmicas e 104 ameaçadas de extinção. Estas espécies encontram-se ameaçadas principalmente pela destruição de habitats, pelo comércio ilegal e pela caça seletiva de várias espécies. Um dos grupos que corre maior risco de extinção é o das aves, que apesar de ter uma ampla distribuição, estão sofrendo uma drástica redução de seus nichos. Várias espécies quase se extinguiram pela caça, como é o caso tucanos e psitacídeos em geral (araras, papagaios, periquitos)e principalmente as aves canoras como os azulões,Sargentos,trinca ferros,etc.


Anfíbios


Com hábitos predominantemente noturnos e discretos, o que os torna pouco visíveis em seu ambiente natural, os anfíbios representam um dos mais fascinantes grupos. Exploram praticamente todos os habitats disponíveis; apresentam estratégias reprodutivas altamente diversificadas e muitas vezes bastante sofisticadas, ocupam posição variável na cadeia alimentar e possuem vocalizações características, demonstrando a diversificação biológica e seu sucesso evolutivo.


Em relação aos anuros (sapos, rãs e pererecas), um ecossistema bastante importante é o conhecido "copo" das bromélias, um reservatório que serve de moradia, alimentação e local para reprodução de algumas espécies.


A Mata Atlântica concentra 370 espécies de anfíbios, cerca de 70% das espécies brasileiras conhecidas, algumas destas se encontram no Botucaraí e é o alimento principal do surucuá de barriga vermelha.


Répteis


Em relação à fauna de répteis, grande parte apresenta ampla distribuição geográfica, mas, no entanto, são conhecidas muitas espécies na Mata Atlântica, e estudos mostraram que ainda novas espécies estão sendo descobertas;como acontece também na flora e o Botucaraí como uma das ultimas representações da Mata atlântica do extremo Sul,como cito no texto “Mata Atlântica em Nossas Vidas”; certamente tem espécies ainda não catalogadas.


http://www.gaz.com.br/gazetadosul/noticia/267298-mata_atlantica_em_nossa_vida/edicao:2011-03-10.html

"Foi postado em uma época onde ninguém mais falava em preservação,principalmente a Prefeitura; quando falavamos em preservação todos tinham e tem um certo preconceito; na Cidade de Candelária também não tinha lixeiras nas ruas no final de 2009 fomos dar a idéia para que coloca-se lixeiras na Cidade,logo às colocaram; foi o Grupo Gaaia começar a indagar sobre o Parque municipal, sim, idéia essa que não é do Gaaia, só tinha sido esquecida a muito tempo!


Por isso que o Gaaia se orgulha de existir, nunca cobraremos algum tipo de mérito por alguma coisa, só para quem vê de fora, vê de outra forma por isso o grupo guarda todo o email gravações e conversas, para que algum dia alguém tenha algum interesse de ver, e só solicitar.

Tudo se resume nesta frase:

"É dificil fazer um homem entender algo quando seu salário depende de seu não entendimento". Upton Sinclair (1878 - 1968)."


Marcelo Coimbra da Silva 23/06/2011

Importante: Termo entre aspas digite no GOOGLE e veja os vídeos e textos na integra.


Marcelo Coimbra da Silva coordenador do Grupo GAAIA Candelária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário