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quarta-feira, 26 de maio de 2010

Começando o projeto do Parque Estadual ou Federal.Morro do Botucaraí.Desflorestamento e o desmatamento sufoca o Botucaraí.

Começando o projeto do Parque Estadual ou Federal.Morro do Botucaraí.Desflorestamento e o desmatamento sufoca o Botucaraí.

O desflorestamento ou desmatamento sufoca o Botucaraí.


Desflorestamento ou desmatamento é o processo de destruição das florestas através da ação do homem. Ocorre, geralmente, para a exploração de madeira, abertura de áreas para a agricultura ou pastagem para o gado.A queimada ilegal é o processo mais utilizado para o desflorestamento da mata atlântica.O processo de desflorestamento ocorre a milhares de anos. Em algumas regiões do mundo, as floresta foram totalmente destruídas. Na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, quase não há mais florestas nativas,e no Brasil existe só 7% da mata Atlântica original,e RS 47% da mata suportam o desflorestamento.

O desflorestamento é altamente prejudicial ao funcionamento dos ecossistemas. Ao eliminar uma floresta, ocorre, ao mesmo tempo, a morte de muitas espécies animais. Isto ocorre, pois várias espécies fazem da floresta o habitat e, obtém nela, o alimento e proteção necessários para a sobrevivência.

A destruição de florestas, principalmente pelo processo de queimada,(para a formação de novas lavouras) também contribui para o desenvolvimento do efeito estufa,mesmo nós aqui não se damos conta que contribuímos negativamente para o aquecimento global,certamente acharemos isso um absurdo; mas então deve ter uma redoma entre nós e qualquer outra parte do Planeta contribui negativamente para o aquecimento global.


Os 7 pontos quadrados na foto,é no topo do Botucaraí;e a seu redor o desmatamento.


No Brasil, o desflorestamento tem ocorrido desde o início da colonização (século XVI). Os portugueses, objetivando o lucro, cortaram e venderam na Europa grandes quantidades de pau-brasil da Mata Atlântica. Atualmente, o desflorestamento ainda ocorre, principalmente, na região da Amazônia. A floresta amazônica tem sido destruída para a retirada de madeiras nobres (para a venda) e também para a abertura de pastagens e áreas agrícolas (principalmente de soja).

O desflorestamento sufoca o Botucaraí,como vemos nas fotos via satélite,no seu entorno deveria ter uma mata com uma boa quantidade de mata,para oferecer para os animais silvestres um habitat no mínimo,com alimentos suficientes,para não precisarem se alimentar nas lavouras que margeiam as matas.

O reflorestamento é uma das soluções para tentar reverter esse quadro tão prejudicial ao meio ambiente. Outra saída é a utilização das florestas de forma sustentável, através de atividades que não visem sua destruição. Neste sentido, podemos citar, como exemplo, a extração vegetal e o eco-turismo.Que pode ser o caso nosso do Botucaraí(transformá-lo em um parque Estadual ou Federal).


Os 7 pontos quadrados na foto,é no topo do Botucaraí;e a seu redor o desmatamento





Para começarmos a pensar no parque o grupo se pergunta, sabemos que prejudicamos todo o ecossistema do Botucaraí e sua flora única no Mundo,sendo ali um local que se deveria ser bem preservado e teríamos que manter a mata em seu entorno bem preservada,intacta;porque não o fazemos.Uma das conseqüências do desmatamento é a destruição e extinção de diferentes espécies. Muitas espécies podem ajudar na cura de doenças, usadas na alimentação ou como novas matérias-primas, são desconhecidas do homem, correndo o risco de serem destruídas antes mesmo de conhecidas e estudadas. Esse bem natural é muito importante para as futuras gerações,para estudos de sua fauna e sua flora,a fauna por exemplo:Quem? subindo o Botucaraí nunca se deparou com uma caranguejeira,uma coral,periquitos que vem da região da serra parra se alimenta de guabiroba,figueiras do mato;tempos atrás falando com pessoas de mais idades que se recordam que vinham,também bandos de papagaio-chorão,onde não vemos mais neste local,só são vistos mais acima para o lado da serra,vimos alguns na Costa do Rio onde até estavam atirando,não sei se era para matar ou para espantar da lavoura;certamente que com o desmatamento haverá um desequilíbrio do ecossistema de toda a cadeia alimentar;daí animais que quase sempre se alimentavam de frutas nativas,não tendo uma quantidade de frutas suficiente parra manter seus filhotes com certeza eles vão recorrer as lavouras,de milho,sorgo,girassol,etc.A tempos atrás falamos sobre o bando de mico que vivem no entorno do Botucaraí,em torno de 30;é raro encontrá-los,eles são bastante difícil de filmar ou fotografar,nenhuma das vezes que conseguimos vê-los e contá-los conseguimos ficar mais de 5 minutos sem sermos vistos,daí aos poucos eles vão se afastando até não conseguirmos mais alcançá-los;o grande problema é que com o passar dos anos fica cada vez mais difícil a sobrevivência deste bando porque;porque as lavouras estão cada vez mais perto do pé do Botucaraí,ficando cada vez mais difícil de procurar alimento,vai ter que se pensar formas de manter esse em pequenas áreas de matas,montando pequenos pomares dentro da mata,pomares nativos(ou não ),tem o problema da consangüinidade,mas para acontecer isso só com corredores ecológicos ou um acompanhamento de um especialista,para introduzir outros machos na área.
O desmatamento sufoca o Botucaraí,conforme vemos nas fotos por satélite,fotos essas que certamente não condiz mais com a atual cituação,com certeza o desmatamento é maior do mostrado nessas imagens. Com certeza o grande problema agora é a trilha que está bastante degradada,que podemos ver bem nas fotos á onde,pedras enormes estão prestes a cair,o aumento do processo erosivo,é muito visível o que leva a um empobrecimento dos solos, como resultado da retirada de sua camada superficial pela a água das chuvas, muitas vezes, acaba por destruir toda á trilha do Botucaraí,com certeza acontecerá outro grande deslizamento,se não for desviada a água e outro detalhes na trilha não forem feitos o mais rápido o possível.

GRUPO GAAIA CANDELÁRIA RS

MARCELO/COORDENADOR.

terça-feira, 25 de maio de 2010

MATA ATLÂNTICA/ Grupo Gaaia Candelária -Rs.


"*Revisado em novembro de 2014; o grupo se dissolveu nos últimos anos,mas esta ideia está viva e pretendo retomar a proatividade do Gaaia novamente.Mas enquanto o Gaaia hiberna; será postado mensalmente apenas informações sobre o Morro Botucaraí".




Mata Atlântica EM Candelária-RS


  

Deputado Disse los Discurso that; BioLogos falaram that Uma área de mata de Dois Três hectares, Não Tem nenhuma importancia Pará o Ecossistema, Não térios Fundamento Preserva-las, Só deixaria o Pequeno agricultor com menas terras Pará plantar. Achei ISSO hum absurdo, TEMOS that Prestar Bem Atenção não Que a bancada ruralista Quer, ELES querem Poder Mexer NAS Pequenas matas Que HÁ AINDA Aqui no RS, conseguem MANTER inúmeras Espécies de aves, Mamiferos, Que Vivem Junto e ao Lado das lavouras Aqui na Minha Região; that utilizam a Mata Nativa para à Reprodução e refugio, meu pai was agricultor e SABE da dificuldade that E a Agricultura, mas poucos pensam Como ELE, here in Candelária, Cerro Branco, Novo Cabrais, Santa Cruz do Sul, Enfim, Toda ESSA REGIÃO Aqui no RS, ELA E fumageira, se enguias de: Não tivessem hum pouco de Medo da Fiscalização do Ibama, that here NEM E Muito Eficaz, JA tinham devastado ATÉ OS morros, fumo Pará plantar. Espécies los extinção no Rio Grande do Sul , Vivem los Pequenos capões de Mata Nativa, mata ciliar de Arroios; se a lei de: Não obrigar um MANTER ESTAS Pequenas áreas de matas that AINDA refugiam milhares de Espécies da flora e fauna Nossa, from that começamos a trabalhar Há na Fundação de Uma ONG Aqui na Cidade, VIMOS O QUANTO E Importante Estes Pequenos Pedaços de mata, MESMO Que Localidade: Não se liguem uns com os Outros OS, mas como aves, OS Mamiferos Como OS primatas na dificuldade that E parágrafo se alimentarem enguias de sempre arrumam hum Jeito, mas com a devastação das arvores frutíferas Nativas, FICA Cada Vez Mais Difícil. Aqui na Região; imagina com o Interesse da bancada ruralista, de tornar Mais branda a lei; Será, será hum massacre SEM Volta. Pelo amor de Deus, Não tornem o Código Florestal Mais brando, fortaleça-o Mais, Só Quem Vê o













Desmatamento, Aqui no interior do RS, eA importancia that E UMA Pequena mata, par a fauna Brasileira, SABE fazer valor de hum Código Florestal Rígido, com Desmatamento zero.





Visão do Morro Botucaraí los Candelária RS.

 A mata atlântica originalmente percorria o litoral brasileiro de ponta a ponta. Estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, e ocupava Uma área de 1,3 Milhão de quilómetros quadrados. Tratava-se da Segunda Maior Floresta Umida tropicais do Brasil, a Só comparável à Floresta Amazônica.
O grande destaque da mata era originais o pau-brasil, that DEU AO Origem Nome do Nosso país. Alguns exemplares ERAM Tão Grossos that Três Homens de: Não conseguiam Abraçar SEUS troncos. O pau-brasil Hoje é Quase Uma Relíquia, existindo apenas Alguns exemplares não Sul da Bahia.
Atualmente da Segunda Maior Floresta brasileira restam apenas cerca de 5% de SUA Extensão original. Em Alguns Lugares Como No Rio Grande do Norte, Vestígios Nem. Hoje a maioria da área litorânea that era COBERTA Pela Mata Atlântica E Ocupada POR Grandes Cidades, pastos e Agricultura. Porem, AINDA restam Manchas da Floresta na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira, no Sudeste do Brasil.
O aparecimento da Serra-do-Mar e da Mantiquiera Datam da Separação Entre o continente Americano e Africano. Não ERAM pricipio Altas Montanhas E até com OS Milhões de Anos de Erosão conseguiram suavisar essas Rochas de Formação Antiga that sustentam o continente sulamericano. Concomitantemente evoluíram como Linhagens de Plantas that originaram a Mata Atlântica. Nesta Época also desenvolveram-se insetos, aves e Mamiferos Fazendo com that today fauna e flora se combinem rica e complexamente. Pegada da Capivara. Grupo Trabalhando. Área total inicial: Aproximadamente era de 1,3 Milhão de km2, ágora Chega a 7% of this total.








 Caracterização DO AMBIENTE EM QUE SE DESENVOLVE A Vegetação

 A Mata Atlântica Costeira comprises uma Região do Brasil. Seu clima equatorial E AO norte e Quente temperado de sempre Umida ao Sul, temperaturas dez Médias Elevadas Durante o Ano TODO e não apenas de: Não Verão. A Alta pluviosidade nessa Região DEVE-SE Um Barreira that a serra constitui parágrafo OS ventos sopram that fazer março Seu E a solo pobre eA topografia acidentada E Bastante. No inteiror da mata, devido a Densidade da Vegetação, a Luz e reduzida.


A Há Uma Importante Cadeia de Montanhas Que acompanham a brasileira oriental Costa, from o Nordeste do Rio Grande do Sul Ate O sul do Estado da Bahia. Ao norte de Maiores altitudes se encontram Mais par o interior do país, mas, NAS regions do Norte do Estado de Alagoas, todo Estado de Pernambuco e da Paraíba, E los Pequena Parte do Rio Grande do Norte TEMOS altitudes de 500 a 800 metros that estao Próximas AO março Em São Paulo e conhecida Como Serra do Mar e os Outros los ESTADOS TEM Outros Nomes. Sua altitude Média FICA AO Redor Dos 900 metros. Em certos Trechos E Bastante larga, mas lhes os Outros E Muito Estreita. Afasta-se do Mar los Alguns Pontos, SE DELE aproximando os Outros 'em'.
Os ventos úmidos that sopram do Mar los Direção AO interior do continente AO subirem resfriam-se e perdem a umidade that possuem; o Excesso condensa-se e se precipita, NAS principalmente contraditório Mais altas da serra, em Forma de nevoeiro OU Chuvas. ASSIM sos Ambientes Contém Bastante umidade Pará Sustentar como Florestas consteiras, densas, com Árvores de 20 a 30 metros de altura.Devido um Densidade da Vegetação arbórea, o sub-bosque E Escuro, mal ventilado e Úmido. Próximo ao EXISTE sozinho Pouca Vegetação, devido à escassa Quantidade de luz Que consegue Chegar aí.
Como condições fisicas na Floresta Atlântica variam Muito, dependendo fazer estudado local, ASSIM, apesar de a Região Estar submetida a hum clima Geral, ha muitos microclimas e Diversos Que variam de Cima parágrafo Baixo nºs Diversos Estratos. Os teores de Oxigênio, luz, umidade e Temperatura São Bem Diferentes dependendo da Camada considerada.
Em certos Pontos da Floresta Chega AO solo de 500 Vezes Menos Luz do that NAS copas das Árvores altas. A varia Bastante Temperatura also, como copas das camadas Superiores se aquecem Durante o dia, porem perdem rapidamente Calor A Noite. Ao Contrário NAS camadas INFERIORES, um Muito POUCO tempratura varia, JA that como Folhas funcionam Como isolante Térmico. Nas camadas Mais altas, MAIS expostas, um Ventilação TEM Valores consideravelmente Maiores Que nsa ANDARES INFERIORES da mata. Em RESUMO, OS microclimas nºs Diversos ANDARES de Uma Floresta pluvial PODEM Ser Muito Diferentes, embora O Clima: Geral (macroclimas) Seja um assim. O Que interessa, Naturalmente, uma especie Cada eA Cada individuo, Não E o clima Geral da Região los Que se Encontra uma Floresta, e sim o clima AO qua ELE Faz parte; o Importante E o Clima that Ele (individuo) OU ELA (especie) estejam sujeitos (microclima). ósmio solos da Floresta de São Paulo, via de Regra, Pobres los minerais e SUA Natureza granítica E OU gnáissica. A Maior Parte dos minerais ESTA NAS contida Plantas los Vez de Estar sem solo. Como HÁ nenhum sozinho Muita serrapilheira that origina abundante húmus, existem microorganimos de varios Grupos OS cais Quais d'Orsay decompõem a Matéria Orgânica Que se Incorpora AO solo. Sos minerais Uma Vez liberados Pela decomposição de Folhas e Outros detritos, São prontamente reabsorvidos Pelo grande numéro de raízes existentes, retornando AO quando a solo como Plantas OU contraditório SUAS (ramos, Folhas, flores, frutos e Sementes) CAEM. Fecha-se, ASSIM, O Ciclo planta-solo, that Explica a Manutenção de Florestas exuberantes, EM solos férteis NEM Semper, As vezes paupérrimos (Como E, muitas Vezes, O Caso de Florestas da Amazônia). No entanto, o Desmatamento lev um hum Rápido empobrecimento DOS solos, JA that como Águas da chuva levam OS minerais e OS Pará carregam o Lençol subterraneo (lixiviação). ESSES solos POR ESSE Motivo normalmente de: Não se prestam à Agricultura, a Menos Que sejam enriquecidos anteriormente. Muito frequentemente São de Composição argilosa e apos desmatamentos sofrem Erosão Rápida OU entao endurecem, Formando crostas espessas de Difícil cultivo. E porisso that uma queimada de Uma floresta tropical empobresse rapidamente o solo de JÁ that como Águas da chuva carregam OS sais minerais AO Lençol subterraneo. DESCRIÇÃO DOS ASPECTOS FISIONÔMICOS, Estruturais E FLORÍSTICOS DA FLORESTA ATLÂNTICA ESSE Tipo de Formação florestal recebe varias denominações: Floresta latifoliada tropical Umida de encosta (Segundo a classificação de Andrade-Lima), mata pluvial tropical (Segundo Romariz) e mata atlântica (Denominação Mais Geral). E Claro Que TODAS ESTAS denominações São corretas. O Que interessa E sabre Interpreta-las. A Expressão de Andrade-Lima e A Mais Complexa. ESTA indicando Que se Trata de Floresta de sempre verde, cujos Componentes da Folha los Geral possuem Largas, that E Vegetação de Lugares Onde HÁ Bastante umidade o Ano todo, e, Finalmente, that E Vizinha da UO Costa acompanha a costa. Na Expressão de Romariz, SABE-SE Que se Trata de Floresta cujos OS Componentes TEM Folhas largas, E Mata dos Trópicos úmidos eletrônicos Vive Encostas EM. Os Autores Que Usam uma Expressão mata atlântica estao indicando SUA vizinhança com o Oceano Atlântico. E Desta vizinhança decorre a umidade transportada Pelos ventos sopram that fazer março Como consequencia Dessa umidade surgir uma possibilidade de Terem SEUS Componentes, na maioria, Folhas largas. E, AINDA, ESTA umidade Constante, Aliadas Às altas temperaturas E that Garante o carater de Vegetação Perenifolia (Cujas Folhas de: Não CAEM pingos de como Novas estarem JÁ desenvolvidas), POIS A Queda das Folhas Periódica de Certa Vegetação E determinada UO Pela Falta de Água (seca Física - Queda de Folha na caatinga) OU Pelas temperaturas Muito Baixas that impedem a absorção da Água embora ELA esteja Presente. (.seca Fisiológica - Queda das Folhas NAS matas de Climas temperados) Portanto POR Receber Muita Energia radiante e Pelo alto Índice de pluviosidade, Trata-se de Uma Floresta exuberante, de Crescimento Rápido, verde e semper, OU SEJA, como Folhas de: Não CAEM. Calcula-se that na Mata Atlântica existam 10 mil Espécies de Plantas Que Contém Uma infinidade de Espécies de núcleos, Formas e odores Diferentes. Nela se Encontra jabuticabas, cambuás, ingás, guabirobas e bacuparis. Plantas Como orquídeas, bromélias, samambaias, palmeiras, pau-brasil, jacarandá-da-bahia, cabreúva, ipês, palmito. palmeira OU coqueiro.



























Na Mata Atlântica convivem Lado a Lado from Árvores grandiosas Como o jequetibá, figueiras e guapuruvas e ATÉ liquens, musgos e minúsculas hepáticas. Existem muitas Espécies de Árvores com troncos duros e Pesados, Uma Grande Quantidade de cipós se apóiam NAS Árvores. Encontram-se no Chão da mata Uma grande Quantidade de fungos, PLANTAS saprófitas, Sementes e plântulas.
A Floresta Atlântica E Semelhante fisionomicamente e Composição florística los à Floresta Amazônica. Densas igualmente de São Paulo, com Árvores altas los Setores Mais Baixos fazer Relevo, apesar de como Árvores amazônicas apresentarem los Média hum Maior Desenvolvimento. Os troncos São recobertos Por uma grande Diversidade de epífitas that E hum Aspecto Típico dessas Florestas. A existencia de Grupos semelhantes de Espécies between um bis Amazônia Mata Atlântica sugere that essas Florestas se comunicaram lhes alguma fase de SUA História. Certos contrastes diferenciam a Floresta Amazônica da Mata Atlântica; A PT los Geral Segunda de planície eA Primeira, de altitude. Médias SUAS temperaturas discrepam, do Ponto de Vista vegetacional.Quanto Mais Distante a Mata Atlântica estiver do Equador, Mais Ela se Difere da Vegetação Amazônica devido AO abaixamento da Temperatura. Na Floresta Amazônica, como temperaturas Médias São Elevadas Todo Ano, los Torno de 26-27 ° C, indo a Máxima absoluta a 38,8 ° C bis Mínima absoluta de 22 ° C, o que Faz fazer Seu clima Uma Constante Quente Durante TODO Ano. Ja na Mata Atlântica, como temperaturas Médias variam 14-21 ° C, Chegando a absoluta Máxima 35 ° C parágrafo Menos, Não Passando a Mínima absoluta de 1 ° C (embora, no Sul, POSSA CAIR ATÉ -6 ° C).
A Floresta Atlântica guarda, apesar de Séculos de Destruição, a Maior Biodiversidade POR hectare between como Florestas Tropicais. ISSO e devido a SUA Distribuição lhes condições Climáticas e altitudes variáveis ​​los, favorecendo a Diversificação de Espécies that estao adaptadas Às Diferentes condições topográficas de solo de e umidade. Disso de Além, como glaciações Durante essas Florestas mudaram de área Nos Ciclos climáticos secos e úmidos. O Estudo dos Grãos de Pólen depositados Nos sedimentos atestam that a América do Sul passou POR Mudanças Climáticas that provocaram retração e Expansão das formações Vegetais HÁ Milhões de Anos. Como flutuações Climáticas produziram periodos Mais secos, com Nivel do Mar Abaixo fazer Atual e retração das Florestas e Expansão dos cerrados. Portanto nºs Últimos milhares de Anos a geologia de: Não Mudou, mas o clima variou between como glaciações, OU SEJA, como Águas quando congelavam Nos polos abaixavam OS níveis dos Oceanos e chovia POUCO. Nas interglaciações o esquentava tempo, o mar aumentava de volume de e chovia abundantemente. ISSO fez com that como Florestas Tropicais Que Vivem de umidade e calor a passassem POR momentos de incubação e os Outros de exuberante Beleza. Nessa epoca a Serra-do-Mar tinha Papel Importante na Sobrevivência da Mata Atlântica JÁ that barrava a Vinda umidade do Oceano salvando milhares de Espécies dela dependente Dessa umidade. Mudanças Essas influenciaram na Formação dos Padrões atuais.
A grande Quantidade de Matéria Orgânica los decomposição Sobre o solo de mata da Uma fertilidade Suficiente Para suprir Toda a Vegetação rica. Um solo de pobre mantém Uma Floresta riquíssima los Espécies, Graças uma Rapida Reciclagem da Enorme Quantidade de Matéria Orgânica Que se acumula AO húmus. A Reciclagem dos Nutrientes E hum dos Aspectos Mais IMPORTANTES Pará uma revivência da Floresta. ADAPTAÇÕES VEGETATIVAS E REPRODUTIVAS DAS PLANTAS Diante da Diversidade DO AMBIENTE EM QUE SE DESENVOLVEM Como fazer Árvores interior da mata de são adaptadas à sombra, desenvolveram grande área foliar a Fim de CAPTAR o Máximo de Luminosidade Possível nessas condições. Tem Espécies that passam Toda a vida sombreadas e MESMO ASSIM, São capaxes de Produzir flores, frutos e Sementes. Muitas arvores esguias São Paulo, ramos SEM, uma ços de: Não na Parte superior. E that devido AO sombreamento, OS ramos INFERIORES were Eliminados. Sobre OS troncos das Árvores encontram-se dezenas de orquídeas, bromélias, cactáceas, OU SEJA, epífitas perfeitamente adaptadas a vida Longe fazer solo.Como como epífitas de: Não mantém Contato com S muitas de solo Vezes possuem Problemas de Nutrição. Nada retiram das Árvores apenas buscam Uma Maior Luminosidade e AINDA retribuem o Abrigo atraindo animais polinizadores, Como o beija-flor. Troncos nºs Onde as Águas das Chuvas escoam rapidamente, como epífitas tiveram Que se adaptar a secas periódicas, MESMO Vivendo num Ambiente Úmido. Bromélias possuem Folhas that formam hum reservatório de Água, na forma de hum Copo. Sas reservatórios Aquáticos PODEM Viver algas, protozoários, Vermes, lesmas e ATÉ pererecas constituindo Uma Pequena Comunidade. Como orquídeas, cactáceas Guardam los SUAS suculentas flolhas um Água Que necessitam um parágrafo Sobrevivência.                                          Bromélia / epífitas A Há Plantas that começam Como epífitas e terminam Como Plantas Terrestres. SUAS Sementes germinam Sobre Forquilhas de ramos OU axilas de Folhas, Onde were depositadas POR Pássaros los SUAS fezes; SUAS Raízes crescem los Torno fazer caule da hospedeira, EM DIREÇÃO AO solo, Onde penetram e se ramificam; com Seu Crescimento los espessura acabam concrescendo UMAs com como Otras Formando Uma Coluna Vigorosa, Capaz de suportar SUA copa, quando a hospedeira, com Seu caule asfixiado no interior, e se desfaz Morre. O Exemplo tipico e o Ficus, conhecido Como mata-pau. Certas Espécies Nascem sem solo, atingem com Seu Eixo diretor OU COM Alguns ramos hum Suporte e Nele se FIXA; se porventura se desfizer a Ligação, motivo POR QUALQUÉR, com o solo, Por Exemplo POR morte de Parte do Eixo los Contato com ELE, essas Plantas passam a Viver epifiticamente. Na mata EXISTE Uma planta that abriga Formigas, uma embaúba, uma planta Única Que instâncias da Região Amazônica se COM Formigas Associa, enquanto Lá OS Exemplos Desta Associação São numerosos. A formiga protege a planta contra a Ação de Predadores E Essa Árvore servir de Abrigo Às Formigas. No Chão da Floresta Alguns fungos, como micorrizas, formam-se Junto Às raízes das Árvores Onde auxiliam na absorção de Nutrientes. Fungos Plantas saprófitas evoluídas a Ponto de dispensar a clorofila, deixando de Fazer uma fotossítese, Vivem uma Custa De Materia Orgânica los decomposição. São Plantas crescem esbranquiçadas that in Meio como Folhas no Chão da Floresta. sas matas São Comuns como raízes tabulares e como Raízes de escoras, Que São Dispositivos Pará se coletar Oxigênio do Ar, Uma Vez Que uma taxa de Oxigênio fazer sozinho E Pequena. Disso de Além solos úmidos de: Não Muito proporcionam boa fixação, Assim como Raízes tabulares aumentam a base de sustentação da planta de. Devido a Densidade da Vegetação Ser Muito Grande, OS ramos NAS copas das Árvores se entrelaçam e como Plantas ASSIM se suportam reciprocamente e MESMO OS that troncos sejam cortados, uma presa Árvore de: Não cai POR Estar à copa. liquens































O Chão da Floresta E hum Verdadeiro berçário de Plantas germinadas Recem OU lhes vida latente Dentro das Sementes. Muitas dessas Plantas PODEM Passar Anos Aguardando that Uma Árvore caia, Abrindo Uma clareira parágrafo Que tenham luz Suficiente Para Crescer. Otras suportam Ate a Passagem do Fogo das Queimadas parágrafo DEPOIS germinar e auxiliar na cicatrização da Floresta. Algumas Espécies Como OS Manacás-da-serra e quaresmeiras produzem milhares de minúsculas Sementes Que o vento Carrega e deposita Sobre como áreas Abertas Onde rapidamente crescem fechando como "feridas". Na Floresta TEMOS Plantas that emitem odores atraentes OU ATÉ MESMO simulando Uma Fêmea de Algum animais com uma funcao de atrair polinizadores, os tais Como Abelhas, vespas, moscas, Besouros, borboletas, mariposas, aves OU ATÉ Morcegos. Durante o inverno, ipês e suinãs exibem SUAS flores nºs altos das copas AO MESMO ritmo los that derrubam TODAS como Folhas, flores tornando tão visíveis um SEUS polinizadores a longa distancia. Algumas Espécies produzem SUAS flores Junto AOS troncos Onde Abelhas e Outros polinizadores não interior da mata PODEM Encontra-las com Mais facilidade. A Há Plantas Que Abrem AO MESMO PERÍODO entardecer há de Atividade de SEUs polinizadores, Tais Como Pequenos Morcegos. Na dispersão das Sementes TEM Plantas Que produzem frutos OU Sementes com asas OU Longos Pelos, valendo-se dos Ventos Pará Distribui-las. Ourtas produzem Frutos Explosivos, Que AO secarem lançam SUAS Sementes um Longas distancias. Diversas Plantas produzem frutos suculentos e coloridos Que se prestam à Alimentação de varios animais. DEPOIS da digestão, Estes Seres defecam como Sementes prontas Pará germinar. Como Folhas São muitas Vezes Brilhantes, recorbertas POR cera, superficies em Tendo Lisas de e pontas em Forma de goteira. TODAS essas characteristics facilitam o escoamento da Água das Chuvas impedindo SUA Permanência prolongada, O Que Seria Inconveniente Sobre a superficie foliar PORQUE PODE obstruir estômatos, Além de SERVIR Pará, EM SUAS gotas, se desenvolverem microorganismos that PODEM determinar Doenças. OUTROS MECANISMOS São conhecidos os tais Como: caules e Folhas pendentes, Folhas de limbo los pedúnculos delgados e Longos, Que se curvam AO peso da Água Fazendo com Que a ponta do limbo se incline parágrafo Baixo, O Que Determina o escoar da Água POR Ação da Gravidade e com o peso ISSO fazer limbo diminui e Volta à posição anterior. A SITUAÇÃO ATUAL Dessa FORMAÇÃO VEGETAL NO BRASIL DO PONTO DE VISTA DA Preservação DE VEGETAIS E ANIMAIS Espécies Um dos Motivos Para Preservar O Que restou da Mata Atlântica E a Biodiversidade rica, OU SEJA, uma grande variedade de animais e Plantas. Calcula-se that Nela existam dez mil Espécies de Plantas, SENDO 76 palmeiras, 131 Espécies de Mamiferos, 214 Espécies de Aves, 23 de marsupiais, 57 de Roedores, 183 de anfíbios, 143 de répteis e 21 de primatas. Dentre Estes animais estao varios Morcegos destacando-se Uma especie branca. Dos simios destacam-se o muriqui, that E a Maior e Mais corpulenta forma de macaco tropical, EO sauí-preto that E o Mais raro DOS simios Brasileiros. Habitam also uma mata Diferentes sagüis, sauás OS, macacos-prego OS EO guariba that this se extinguindo. Dos canídios, o cachorro-do-mato E hum dos Predadores Mais Comum juntamente com o guaxinim, o quati, o jupurá, furões OS, a irara, o Cangamba, os e felinos, Como gatos-do-mato Que se alimentam de animais Como S tapiti, Diferentes Ratos-do-mato, caxinguelês, cotias, ouriço-Cacheiro, o raro ouriço-preto, etc.

















Caxinguelê

      
ouriço-Cacheiro

Caxinguelê

                                                                                
Ocorrem tambem na mata tamanduás-mirins, preguiças, e tatus, com destaque a preguiça-de-coleira that Hoje em Dia ESTA Tão escassa e JÁ ameaçada de desaparecimento. Garça Branca




Entre 1985 e 1990 Cortadas were Na Mata Atlântica 1.200.000.000 Árvores. Apesar Disso, a Mata Atlântica importancia conservação SUA los TERMOS Biológicos. O Recorde Mundial de Diversidade de Árvores Pertence a área Uma nenhum sul da Bahia Onde OS Botanicos registraram 450 Tipos de Árvores num Único hectare, Sendo Que a Maior Parte of this Imenso Patrimônio era desconhecido. AINDA se tiram centenas de Ervas Medicinais e Aromáticas Pará Serem comercializadas Tanto Dentro do Brasil com os Outros Como paises. O mico-leão dourado E UMA das Espécies Ameaçadas Mais do Mundo. He portanto E ENCONTRADO los Uma Pequena área de Mata Atlântica no Rio de Janeiro. Para Evitar SUA extinsão, é Preciso garantir habitat Suficiente parágrafo abrigar Uma População de 2000 animais Ate O Ano 2025. Devido a grande devastação Dessa mata Quase 200 Espécies Ameaçadas de extinção estao fóruns aquelas that JÁ se extinguiram, Metade das Espécies vivas Hoje poderá Estar Extinta Ate O último fazer Próximo Século. Hoje a maioria da área litorânea that era COBERTA Pela Mata Atlântica E Ocupada POR Grandes Cidades, pastos e Agricultura. Porem, AINDA restam Manchas da Floresta na Serra do Mar. Aí AINDA E Possível ver o jequitibá-rosa, o gigante da Floresta, como flores roxas das quaresmeiras e ATÉ Alguns Sobreviventes do Pau-brasil. Embaixo das Árvores, Pequenas ha Árvores, Arbustos de e palmeiras, cobertos de bromélias e orquídeas. Encontramos Morcegos, marsupiais, Como o gambá eA cuíca; Varios Tipos de macacos; Como répteis OS Lagartos, jabutis, cágados de e cobras; como lindas borboletas that AINDA Não foram transformadas los Quadros tourists Pará, E UMA rica variedade de aves. bromélias. epífitas Algumas Dados were retirados dos seguintes Livros: FERRI, Mário Guimarães Ecologia: Temas e Problemas Brasileiros Editora Itatiaia São Paulo RIZZINI, Carlos Toledo, Ecossistemas Brasileiros de: Não TEMOS Outro Interesse um Ser de: Não ajudarmos um defensor a Natureza!





















 Fauna!

Enquanto muitos São Espécies Ameaçadas OU seriamente Ameaçadas exigindo ASSIM um Proteção Humana parágrafo a Sobrevivência. Percebendo OS efeitos nocivos do Nosso Desenvolvimento Humano não Ambiente da Nossa fauna brasileira, mas NÓS JÁ criamos Quadros Legais e Institucionais parágrafo Proteger Tanto Espécies de fauna QUANTO da  flora. 
A extinção propriamente dita, E gravemente cometida atraves da promulgação de leis Municipais Sobre o Meio Ambiente, Onde a dita Municipalização dos Licenciamentos levam a extinção Silenciosa de animais Selvagens, agravam a poluição, prejudicam OS parques Nacionais e como Agências de Avaliação de Impacto Ambiental  consedem e assinam. Ao Nível dos tratados INTERNACIONAIS E Convenções pertinentes Sobre a Conservação ambiental , a Proteção de Espécies Ameaçadas de extinção were adoptadas e implantadas mas de forma que nenhum Papel. Ja a Educação Ambiental  na Escola começaria a consientizar from Sedo Sobre de Sistemas hidrológicos, de Proteger o solo de , descutindo um Climática instabilidade , OS Recursos Renovável eA Diversidade Biológica , Como MANTER o Equilíbrio natural, do Meio Ambiente, promovendo o turismo de Observação de animais, Criação de Oportunidades de Emprego, Tecnologia e Educação. Marcelo / Grupo Gaaia.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Preservação

"* Revisado o em novembro de 2014; o Grupo se dissolveu Nos Últimos Anos, mas ESTA ESTA ideia viva e pretendo retomar a proatividade fazer Gaaia novamente.Mas enquanto o Gaaia Hiberna; Será, será postado mensalmente apenas INFORMAÇÕES Sobre o Morro Botucaraí".

Grupo GAAIA.


Preservação

A Preservação Depende Muito da Ajuda de Agricultores Que Tem los SUAS PROPRIEDADES, Encostas, O Que QUALQUÉR forma de uma Transforma-los los campos, portanto, um Ótimo Lugar parra deixar intocada, parágrafo Que uma fauna de e reforçada, Fortalecendo ASSIM a Biodiversidade local. Sem Futuro Cada agricultor Será, será pago parágrafo Preservar algumas áreas Florestais; Dar o GAAIA TEM Novas Ideias, that, Entre ESTAS Madeiras, E e implantado EM pomares Torno, Olivais Parra Quem Será, será uma venda e Consumo de Agricultores, Alguns (fruta) Uma excelente Fonte de Nutrição parra fauna, incluíndo OS frutos that CAEM, São OS that São recuperados A Partir de animais, Assim Será, será also a Única Maneira de MANTER animais Selvagens los Pequenas áreas de Floresta, com o Desequilíbrio do Clima ATÉ that como frutas Nativas de: Não produzem uma Quantidade normais de frutas e As vezes imprecisa, Não coincidindo com a nidificação de aves, Mamiferos Gestação, POR ISSO uma Preocupação fazer Grupo, sabemos that E ASSIM that COMECA de e extinção de especies, estao desaparecendo áreas EM Pequenas, EM SEGUIDA, Outro ATÉ chegarem à extinção Definitiva.



Acho that nenhum agricultor Vai colocar a culpa in animais, PORQUE ELES TEM Que Preservar Certa Quantidade de Mata Nativa, Encostas, Vegetação ciliar los SUAS PROPRIEDADES. Mas como Expectativas boas de São Paulo, O Que eu Vejo o em algumas PROPRIEDADES E Que de alguma forma OS proprietários JÁ Localidade: Não caçar Selvagem OU Tomar QUALQUÉR animal, com algumas exceções, o Grupo JÁ TEM Idéia de Como Começar a resolver, com Maior Controle USADO los munição explodiu um Jogo, certamente na Polícia Federal gostaria de monitorar Pontos de Vendas de munições Ilegais, provavelmente vindo do Paraguai OU Uruguai, e IBAMA also apertar o cerco NAS Criações de animais e de Tráfego.







"Algum dia Todos Nós Vamos ter that Pensar Sobre a Conservação da fauna e flora"



Alguns LER ESTA frase de cara com Uma Coisa trivial, com Certeza ELES VAO Pensar de forma Diferente A Partir de ágora parágrafo 30 Anos OU Mais Que Vem como consequencias de Anos de predação, Sem Limite, portanto, sabemos Valorizar Uma Árvore, um animal, hum rio, lagoa uma, Uma sanga, Uma mola. O Grupo SABE Que O Que NÓS projetamos Localidade: Não E uma Solução para nada, E Apenas o Comeco de Uma Consciência Que se Espera de Todos, e de: Não tera consequencias imediatas, MAS no Futuro. Algum dia NÓS TEMOS that Começar. NÓS JÁ começou!



GRUPO GAAIA

terça-feira, 4 de maio de 2010

Grupo Gaaia/A Preservação com educação!




"*Revisado em novembro de 2014; o grupo se dissolveu nos últimos anos,mas esta ideia está viva e pretendo retomar a proatividade do Gaaia novamente.Mas enquanto o Gaaia hiberna; será postado mensalmente apenas informações sobre o Morro Botucaraí".



Princípios da Preservação e da Educação Ambiental 

Enquanto muitos são espécies ameaçadas ou seriamente ameaçadas exigindo assim a proteção humana para a sobrevivência. Percebendo os efeitos nocivos do nosso desenvolvimento humano no ambiente da nossa fauna brasileira, mas nós já criamos quadros legais e institucionais para proteger tanto espécies de fauna quanto da  flora. 

A extinção propriamente dita, é gravemente cometida através da promulgação de leis municipais sobre o meio ambiente, onde a dita municipalização dos licenciamentos levam a extinção silenciosa de animais selvagens, agravam a poluição,  prejudicam os parques nacionais e as agências de avaliação de impacto ambiental  consedem e assinam . Ao nível dos tratados internacionais e convenções pertinentes sobre a conservação ambiental, a proteção de espécies ameaçadas de extinção foram adoptadas e implantadas mas só no papel. Já a Educação Ambiental  na escola começaria a consientizar desde sedo sobre de sistemas hidrológicos, de proteger o solo, descutindo a instabilidade climática, os recursos renovável e a diversidade biológica,  como manter o equilíbrio natural do meio ambiente, promovendo o turismo de observação de animais, criação de oportunidades de emprego, tecnologia e educação.

                                        

                         

                                         


 


 


  Educação Ambiental 

Linhas de estudo:
- Considerar o ambiente em sua totalidade, ou seja, em seus aspectos
naturais e artificiais, tecnológicos e sociais (econômico, político, técnico,
histórico-cultural e estético);
- Construir-se num processo contínuo e permanente, iniciando na
educação infantil e continuando em todas as fases do ensino formal e não formal;
- Empregar o enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo
específico de cada disciplina, para que se adquira uma perspectiva global e
equilibrada;
- Examinar as principais questões ambientais em escala pessoal, local,
regional, nacional, internacional, de modo que os educandos tomem
conhecimento das condições ambientais de outras regiões geográficas;
- Concentrar-se nas situações ambientais atuais e futuras, tendo em conta
também a perspectiva histórica;
- Insistir no valor e na necessidade de cooperação local, nacional e
internacional, para prevenir e resolver os problemas ambientais;

- Considerar, de maneira clara, os aspectos ambientais nos planos de
desenvolvimento e crescimento;
- Fazer com que os alunos participem na organização de suas experiências
de aprendizagem, proporcionando-lhes oportunidade de tomar decisões e de
acatar suas consequências;
- Estabelecer uma relação com os alunos de todas as idades, entre a
sensibilização pelo ambiente, a aquisição de conhecimentos, a capacidade de
resolver problemas e o esclarecimento dos valores, insistindo especialmente
em sensibilizar os mais jovens sobre os problemas ambientais existentes em sua
própria comunidade;
- Contribuir para que os alunos descubram os efeitos e as causas reais
dos problemas ambientais;
- Salientar a complexidade dos problemas ambientais e,
consequentemente a necessidade de desenvolver o sentido crítico e as aptidões
necessárias para resolvê-los;
- Utilizar diferentes ambientes educativos e uma ampla gama de métodos
para comunicar e adquirir conhecimentos sobre o meio ambiente, privilegiando
as atividades práticas e as experiências pessoais.

Quanto a nós seres humanos!

Quanto a nós seres humanos!

 A preservação depende muito da ajuda dos agricultores, que possuem nas suas propriedades; encostas, que de nenhum modo daria para transformá-las em lavouras, sendo assim um excelente local parra deixar intocável,de modo que a fauna se fortaleça;fortalecendo assim a biodiversidade do local. Futuramente cada agricultor será remunerado por preservar algumas áreas de mata.




Dai o Gaaia tenta implantar idéias novas, que junto a essas matas ou ao redor seja implantado pomares, pomares esses que serão utilizados à venda e consumo dos agricultores,mas também sendo algumas frutas uma excelente fonte de alimentação para a fauna e inclusive os frutos que caem são os que mais são aproveitados pelos animais;desta forma será a única maneira de mantermos a fauna em pequenas áreas de mata.


Com o desequilíbrio do clima até as frutíferas nativas não produzem a quantidade normal de frutos e também produzem em períodos diferentes dos normais.Também! o clima está tão irregular que não coincidindo muitas vezes o clima certo com a nidificação das aves, gestação dos mamíferos; por isso a preocupação; sabe-se que é assim que começa e extinção das espécies,vão desaparecendo em pequenas áreas,depois em outras,até chegarem à extinção definitiva.
Penso que nenhum agricultor irá pôr a culpa nos animais, por terem que preservar certa quantidade de mata nativa, encostas,mata ciliar em suas propriedades. Mas as expectativas são boas, o que vejo em algumas propriedades é que de forma alguma os proprietários deixam caçar ou pegar qualquer tipo de animais silvestres; salvo algumas exceções, que basta ter um controle mais rígido das munições usadas para a caça,certamente que a Polícia Federal com o trabalho que faz, logo estourará pontos de vendas de munições clandestinas,provavelmente vindas do Paraguai ou Uruguai;e o Ibama também apertando o cerco nas criações e trafico de animais.
No Brasil o que resta da mata atlântica ocupa 1% do território, mas abriga o maior índice de diversidade vegetal do Planeta, estas matas tem uma longa história biológica, mas uma das suas maiores características sem dúvida é a relação com a água, onde cachoeiras, nascentes,lençóis freáticos,tudo isso está no meio da mata, não encontramos está abundância de água a onde não existe mata,então a relação entre a água e a floresta é uma relação muito íntima, uma não existe sem a outra.As Matas Atlânticas(de baixadas,de encostas,etc.). Foram penetradas, trabalhadas e eliminadas em grandes áreas pelos processos econômicos e sociais,disso resultou um espaço reduzido há menos de 80 mil km² cerca de7% do que foi anteriormente, sendo destruídos aproximadamente 5 milhões de Maracanãs



                                                                               

 “Chegará o dia em que todos terão que pensar em preservação da fauna e flora”
 

-Alguns lendo esta frase encaram com uma coisa banal, certamente que pensarão diferente daqui à 30 anos ou mais,que chegará as conseqüências de anos de depredação sem limites,dai saberemos dar valor a uma arvore,um animal,um rio,uma lagoa,uma sanga,uma nascente. Sabemos que tudo o que falamos não é a solução definitiva e certa, é apenas o começo de uma conscientização que deverá partir de todos, e terá conseqüências não imediatas, mas futuras. 
Algum dia têm que começar. NÓS JÁ COMEÇAMOS!
Educação Ambiental na Escola!