Médicos sem Fronteiras!

Médicos sem Fronteiras!
Médicos sem Fronteiras! Doe 30 reais por mês...

domingo, 18 de abril de 2010

Reinicio da Idéia para o Parque Municipal do Morro Botucaraí /Candelária/RS.




Um dos primeiros trabalhos do Grupo de Apoio, Ações e Ideias Ambientais no Morro Botucaraí, foi a colocação de lixeiras itinerantes, este foi o primeiro e queremos manter nos anos seguintes, veja:

Fé em meio ao lixo.





Recolhendo o lixo, em lixeiras itinerantes na trilha Sexta-feira Santa de 2010.
*Na quinta-feira santa á noite o grupo foi ao Botucarai colocar as lixeiras na trilha,um total de 11 lixeiras itinerante.


Medida e distância uma da outra dentro da trilha:
O grupo teve o trabalho de medir toda a extensão de trilha, onde colocamos a primeira perto da santa fonte, foi identificada como a 1ª inicio da trilha, as outra foram colocadas em varias distancias veja: A 2ª ficou a 38 m, 3ª ficou 138 m, 248 m,308 m, 408 m,463 m,553 m, a nona no topo com 620 m está é a extensão total da trilha até topo,dai a trilha se prolonga mais alguns metros onde colocamos a 10ª no mirante e a 11ª no marco.Terminamos o trabalho a noite...



*Na sexta-feira santa subimos discretos fotografando e acompanhando a utilização das lixeiras,para levantarmos dados e utilizarmos nos anos seguintes,vimos que funcionou muito bem,e que uma ideia simples evitou que se jogasse uns 40 kg de lixo diretamente na mata,sempre tem um ou outro que prefere fazer o errado,o mais difícil,jogar as latas a uns 10 m da trilha p/ dificultar,mas, a maioria que passou pela trilha utilizou bem as lixeiras, até surpreendeu a expectativa do grupo.



*domingo dia 04 de abril fomos recolher o lixo da trilha,nos deparamos com um cenário desolador,lixo por toda parte como mostra as fotos anexas,eu já sabia que ia ficar assim.
 Na sexta -feira,as pessoas que subiram o Botucaraí tem uma outro mentalidade,tem uma consciência maior de preservar, se preocupam em manter o morro pelo menos limpo.Já aquele que ficaram ali por baixo,pagando promessa com as latas de cervejas ou trabalhando, ou lucrando com a fé alheia são de outra época, uma época em que na escola não se falava em preservação,em destinar devidamente o lixo; também poucas lixeiras, colocadas pela Prefeitura  p/ um volume muito grande de pessoas dá nisso.Também tem pessoas que não querem andar 5 metros p/ colocar uma garrafa na lixeira, e também deveria cobrar mais dos expositores que não cuidam dos restos de suas vendas,notasse nas fotos que embalagens de latas de cerveja e jornais que os vendedores de santos utilizavam, ficaram jogados sem maiores problemas. Na segunda dia 5 de abril perguntei a um funcionário da secretaria de cultura ,e ele falou que a Prefeitura iria recolher todo o lixo.



















Visão geral(resumo)




É notório que assim como o Botucaraí esta sendo tratado, não irá longe sem acontecer um outro deslizamento,esse agora na trilha,logo a uns 250 m na trilha,notasse que chuva leva toda a terra afrouxadas pelo pisoteio ,levando uma boa quantidade de terra trilha a baixo,com isso formará valos na trilha,podendo levar enormes pedras existente junto. Em 1ª momento deve ser desviada toda a água que desse pela trilha,o grupo está a disposição p/ ajudar.








O Grupo Gaaia


Começará mais ao final do ano a mobilizar a comunidade, vereadores parra que transformemos o Morro  Botucaraí em parque municipal, dai podemos ter  recursos, quem sabe federais  p/colocarmos aproximadamente 400 m de escadarias com corrimão, para facilitar a subida de pessoas mais velhas, isso certamente traria  mais turistas durante a semana e aos fins de semana, quem sabe aumentando bem mais a área já existente,para proteger a fauna tão rica do morro, onde temos animais em risco de extinção vivendo em seu entorno sem a segurança que um parque poderia proporcionar.Também podendo fazer trilhas novas ao redor do mais alto morro isolado do Estado; mas trilhas conscientes, como vários parques existentes no Estado.
 Um palestrante renomado está disposto a palestrar sobre sustentabilidade e falar sobre o que um  futuro parque geraria para o  município, e de que formas o município conseguiria parceiros para gerir o parque, queremos contar com o apoio dos vereadores, prefeito, e toda comunidade.

Fazendo Justiça contra usurpadores de ideias!
Foi postado em uma época onde ninguém mais falava em preservação, na cidade de Candelária também não tinha lixeiras nas ruas no final de 2009 fomos dar a ideia para que coloca-se lixeiras de bombonas na cidade,logo às colocaram; foi o Grupo Gaaia começar a indagar sobre o Parque municipal, ideia essa que não é do Gaaia, só tinha sido esquecida a muito tempo; isso é bom sinal, um sinal que um dos  nossos objetivos está sendo alcançado, o de fomentar a criação de um Parque...





Por isso que o Gaaia se orgulha de existir, nunca cobraremos algum tipo de mérito por alguma coisa, só para quem vê de fora, vê de outra forma por isso o grupo guarda todo o e-mail gravações e conversas, para que algum dia alguém tenha algum interesse de ver, e só solicitar.

Tudo se resume nesta frase:

"É dificil fazer um homem entender algo quando seu salário depende de seu não entendimento". Upton Sinclair (1878 - 1968)

Marcelo/Gaaia


grupogaaia@gmail.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário